A importância do mobile marketing na definição da estratégia digital




Já ouviu, certamente, falar em mobile marketing e na sua crescente utilização. Segunda a netScope, a utilização de smartphones para aceder à informação online representa 39% do consumo mensal.

 

O QUE É O MOBILE MARKETING?

Para uma empresa ser competitiva na atual conjuntura nao basta acompanhar (de longe) as tendências do mercado. É fundamental estudar o comportamento do seu consumidor a fim de conseguir satisfazer as suas necessidades, interpretando a sua jornada de consumo.

É com este dado, e assente no crescimento que o mobile tem vindo a ter que surge o temo mobile marketing – estratégia que procura tirar proveitoda utilizaçãoo dos dispositivos móveis para aproximar a marca do consumidor de forma mais intuitiva, rápida e emocional.

 

AÇÕES DE MOBILE MARKETING

SMS

Este é considerado um dos meiso mais eficazes de divulgar promoções, descontos e avisos. Estima-se que 98% das SSenviadas são, efetivamente, lidas.

App’s

As App’s são softwares desenvolvidos para dispositivos móveis que têm cada vez mais utilizadores e influenciam em larga escala o comportamento de compra do utilizador.

RESPONSIVE DESIGN

O design adaptado aos vários tamanhos de ecrãs é super valorizado pelo consumidor, mas ainda mais pelo Google. O mobile-friendly, websites adaptados a telemóveis, tablets e pcs, é um dos pontos mais importantes para manter o cliente/visitante ligado mais tempo.

QR CODE

O QR Code é um pequeno código que é lido através da câmara de um smartphone e que redireciona o utilizador para um determinado site ou landing page. Esta é uma ação dinâmica e muito prática para as marcas que pretendam divulgar os seus produtos ou serviços de forma criativa.

Veja, a título de exemplo, esta ação promocional levada a cabo pelo Turismo de Portugal. Os mais curiosos não resistiriam!

 

 

CHATBOTS

Os chatbots são uma interface de conversação que melhoram a forma como as empresas interagem com os consumidores, aumentando a sua produtividade através da automação de processos. É uma estratégia fácil de implementar e com grande potencial de desenvolvimento e conversão.

 

REDES SOCIAIS

Múltiplas empresas já utilizam as redes sociais para promover os seus produtos e serviços, conseguindo alcançar um maior número de potenciais clientes (followers). As redes sociais atuam principalmente na criação de engagement entre a marca e o utilizador, promovendo relações a longo prazo.

 

“Mobile is not the future, it is the now.
Meet your customers in the environment of their choice,
not where it’s convenient for you.”

Cyndie Shaffstal