O que é um certificado SSL e porque precisa de um




Já deve ter ouvido falar em certificado SSL ou HTTPS. Mas sabe o que são e a qual a sua importância?

 

O QUE É O CERTIFICADO SSL?

O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um mecanismo de criptografia que reforça a segurança dos dados compartilhados via web.

Este é reconhecido através do protocolo HTTPS e é indicado para proteger as informações contidas em sites, principalmente em lojas online, já que existe a troca de informações entre cliente e empresa e os dados precisam ser confidenciais.

Ao acessar um site com o certificado SSL, poderá ver alguns sinais visiveis, como o símbolo de um cadeado verde que antecede sua URL.

Desde o ano de 2017, é exibida também, na cor verde, a palavra Seguro. Isso mostra ao utilizador que  está a aceder ao website num ambiente de confiança. Além disso, a letra s aparece ao lado do protocolo http, transformando-o em https.

Em caso de dúvidas, existe uma maneira de conferir a validade do Certificado SSL: basta clicar na imagem do cadeado que aparece na barra de seu navegador. Ali, serão exibidas informações sobre sua validade e a identidade da empresa.

Clicando em cima do certificado, aparecem ainda mais informações sobre a empresa e qual a certificadora responsável pela liberação do certificado.

 

 

Além disso, o Certificado SSL é importante para o ranking do site no mecanismo de busca do Google, que considera segurança uma prioridade e, por isso, favorece o posicionamento dos sites que possuem o protocolo HTTPS nos resultados de busca.

 

COMO FUNCIONA UM CERTIFICADO SSL?

O Certificado SSL codifica dados confidenciais e, por isso, é imprescindível para sites que precisam compartilhar informações valiosas, como, por exemplo, uma loja online.

Mas não se engane! Se você não possui uma loja online, mesmo assim você ainda precisa de um certificado para garantir segurança extra para seu site.

 

O QUE É HTTPS?

O HTTPS – Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro – é o protocolo que informa aos usuários que visitam o site que este está seguro e protegido contra fraudes por roubo de informações.

O HTTPS pode ser visto quando o Certificado SSL está instalado. Sem um certificado válido, o s não é mostrado e o Google também sinaliza com a mensagem de Não seguro na URL do site, alertando os visitantes.

Nesse caso, recomenda-se não fornecer dados confidenciais sob risco de ter informações roubadas.

 

Não perca mais tempo e instale já o certificado SSL no seu website, torne-o seguro para si e para os seus clientes.


Em que lhe podemos ser úteis?
Necessita de um orçamento?
Tem alguma dúvida?

Estamos inteiramente disponíveis para o ajudar.