Internet of Things: como é que a IoT está a mudar as nossas vidas?




O termo Internet of things já não é novo, nem a revolução que está a ser implementada/imposta por estas novas soluções tecnológicas: escritórios inteligentes, fábricas, lojas, hospitais…existem soluções de IoT para cada uma destas áreas de negocio e o seu impacto está a ser cada vez maior, pois as transformações digitais criam locais de trabalho cada vez mais inteligentes.

As previsões indicam que até 2020, 200 Biliões de “coisas” estejam conectadas via internet. À velocidade que estas mudanças estão a ser operadas, conseguem imaginar como serão as empresas no futuro?

BREVE PANORAMA DA “INTERNET OF THINGS”

Vamos sintetizar de forma básica quais as principais áreas que fazem parte do nosso quotidiano enquanto necessidade básicas:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Segurança;
  • Transportes;
  • Entretenimento;

Podemos ver vários exemplos dentro destas áreas onde as “coisas” já estão a ser amplamente aplicadas. Vejamos 3 exemplos:

  1. O mercado da saúde está completamente alterado com a transformaçãoo digital. Há já inúmeras empresas de TI a desenvolver mecanismos e sistemas que funcionem com base em sensores que quando conectados a objetos, equipamentos e instrumentos médicos, permitirão recolher inúmeros dados dos paciente de forma “automática” – sinais vitais, respostas a trataments, riscos associados a ambientes hospitalares e outras instalações, entre muitas outras aplicações.
  2. Na Educação, por exemplo, não é diferente, com escolas inteiras conectadas em rede, onde alunos poderão através do seu smartphoen, saber de disponibilidades de livros na biblioteca, reservar senhas para o almoço, ter acesso a dados de laboratório, ou até mesmo horários de atendimento de professores.
  3. Na construção tem-se procurado cada vez mais fazer construções inteligentes, quer do ponto de vista dos recursos, quer dos materiais utilizados.

 

MUDANÇAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

Até agora falamos na aplicações da IoT em ambientes mais profissionalizantes, mas interessa também perceber quais foram as alterações provocadas nas dinâmicas de “escritório”, uma vez que já falamos em escritórios inteligentes.

A tecnologia baseada em dados promete transformar as organizações.

O grande desafio de colocar objetos ligados à rede é a possibilidade de interconexão entre eles, pois só assim se conseguirá criar um ambiente de trabalho inteligente e funcional.

 

IMPACTOS ECONÓMICOS

 

A IoT no local de trabalho promete reduzir custos com energia, pois a tendência é que as empresas adotem sistemas de iluminação e climatização que liguem e desliguem automaticamente com sensores inteligentes.

Além disso, a maneira através da qual os colaboradores utilizam o ambiente será monitorizada a fim de controlar despesas e eliminar custos desnecessários. Essas mudanças são boas para as finanças e para o meio ambiente, criando negócios mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

 

MELHORIA NA PRODUTIVIDADE

 

A produtividade será algo que a IoT irá revolucionar por completo.

A comunicação, aspeto fundamental e vital no dia-a-dia das empresas, será cada vez mais potenciada uma vez que os funcionários terão acesso a um fluxo contínuo de dados, não sobrando espaço para desculpa do “esquecimento”.

Um impacto significativo da IoT é também na forma que esses dados serão recolhidos e utilizados para os negócios quando todas as ferramentas de trabalho estiverem conectadas entre si.

O uso de sensores e novos dispositivos por equipas de marketing e de vendas para trabalhar com métricas e gerar insights promete transformar as ações de áreas estratégicas nos negócio como essas – transformar dados em informações relevantes já é uma prática que faz parte de empresas da área digital.

Com a IoT, cria-se uma plataforma ainda mais robusta que servirá como base para decisões importantes e altamente compatíveis com o cenário externo, como a relação do consumidor com os produtos da empresa em si.

Finalmente, para encerrar a parte de benefícios no trabalho, o home office será cada vez mais adequado às necessidades de cada negócio e, com isso, mais popular.

 

COMO PREPARO A MINHA EMPRESA PARA ESTA TRANSFORMAÇÃO

 

Muitas pessoas que estão à frente de negócios e de equipes ou que, simplesmente, fazem parte de uma empresa, têm dúvidas sobre como se preparar para toda esta transformação.

Uma resposta para isso é, primeiramente, não subestimar as mudanças mais próximas, nem subestimar as que ocorrerão a longo prazo. Quem deu esse conselho foi o Bill Gates e, segundo ele, um erro comum é apostar tudo nas soluções mais próximas e não abrir espaço para uma evolução constante e voltada realmente para a inovação.

Reconhecer a natureza dinâmica das tecnologias da informação é um requisito básico para quem quer acompanhar a transformação digital sem correr o risco de estagnar na primeira alternativa que encontrar pela frente.

Portanto, é essencial aderir às soluções de IoT mais acessíveis, porém, para garantir um fluxo contínuo na era digital, é preciso ter uma visão para os próximos passos, pois a IoT também vai evoluir.

A sua empresa já está preparada para esta revolução?