Porque são os Stories do Instagram tão importantes?




Em meados de 2016, foi lançada a ferramenta de Stories do Instagram. Ela permite ao utilizador criar posts rápidas com fotos e/ou vídeos online que ficam disponíveis por 24 horas.

Em pouco tempo a marca tornou-se um sucesso, ultrapassando o seu principal concorrente – o Snapchat. Aliás, o seu sucesso foi tão grande que além de aniquilar os concorrentes, a ferramenta passou a ser mais utilizada do que o feed convencional do Instagram.

Tendo em vista esse sucesso estrondoso, diversas empresas já começaram a investir no Instagram Stories.

 

Por que os Stories do Instagram são importantes para as marcas?

Esta ferramenta possui vantagens significativas para oferecer aos investidores que pretendem trabalhar esta rede social e alavancar as suas vendas.

Agora que os Stories do Instagram já estão consolidados, é preciso entender como utilizá-los a favor da produção de conteúdo digital para as empresas.

Por isso, vamos listar algumas características positivas que justificam a sua importância:

  • Para publicar Hightlights das competições;
  • Para entrevistas rápidas com os atletas;
  • Para fazer comentários sobre a ocasião;
  • Divulgar algum produto patrocinado ou ação promocional.

 

Conteúdos em Série

Os Stories oferecem a possibilidade de publicar diversos posts em sequência.

Ao contrário do feed de notícias, onde se deve ter mais cautela com a frequência e sequência das publicações, nos Stories do Instagram os utilizadores até se interessam quando um perfil publica varias ações diretas do seu quotidiano. Contudo há que ter sempre atenção ao exageros,

Contudo, deve evitar exageros! Enviar publicações em excesso pode fazer com que os usuários comecem a perder o interesse em si ou na sua marca.

 

Recursos Animados

O Instagram dispõe de diversas alegorias para se fazer intervenções animadas nos seus vídeos.

Emojis, gifs e filtros contribuem para deixar o conteúdo produzido mais dinâmico e criativo. Os recursos são fundamentais para se criar uma história divertida e atraente ao público-alvo.

Emojis, gifs e filtros contribuem para deixar o conteúdo produzido mais dinâmico e criativo. Os recursos são fundamentais para se criar uma história divertida e atraente ao público-alvo.

 

Comentários Privados

Os Stories não tem a opção de curtidas, mas é possível visualizar cada perfil de utilizador que passou pelo seu conteúdo.

Além do mais, o feedback do público vem a partir de mensagens privadas – as directs. Elas só podem vistas por quem fez a publicação, estratégia favorável para se aprimorar o marketing de relacionamento.

 

Estar sempre em evidência

Como o feed dos Stories do Instagram é sempre atualizado, é muito mais fácil ficar em evidência. Quando existe uma nova história a ser apresentada, há um circulo cor de rosa a envolver a foto, indicando a nova publicação.

 

Quatro formas de usar o Stories no seu Instagram

 

Para cobrir eventos

Pode usar-se os Stories do Instagram para cobrir eventos, congressos e convenções em que a sua marca esteja presente; pode usá-la para contar algumas “histórias” do seu dia – visitas a clientes, por exemplo; ou para promover produtos da empresa ou experiências.

Em todos estes casos, deve optar por publicar vídeos curtos e objetivos, publicando as partes que possam chamar mais atenção do público.

Se possível, divulgue os bastidores do evento que estiver acontecendo (ou algo que o “comum mortal” não tenha acesso. Essa estratégia ajuda a aumentar o número de visualizações (até poruqe depois pode ser partilhado via insta direct por quem vir o Story), fazendo com que quem vir se sinta quase dentro de todos os detalhes, como se estivesse presenciando o evento em questão.

 

Para se destacar

Os Stories podem ser uma excelente forma de uma marca se destacar no feed dos seus seguidores.

A sua marca pode optar por produzir conteúdos em série ou, por outro lado, partilhar destaques diários da empresa. O ideal é mensurar o que está sendo mais bem aceite pelo público de acordo com as Views e Directs.

Vejamos aqui 2 exemplos reais: Redbull e a Reebok. Estas costumam usar os Stories no Instagram nas seguintes ocasiões:

  • Para publicar Hightlightsdas competições;
  • Para entrevistas rápidas com os atletas;
  • Para fazer comentários sobre a ocasião;
  • Divulgar algum produto patrocinado ou ação promocional.

 

Para engajar o público com uma história

Por funcionar como uma espécie de storytelling, as marcas podem produzir um acontecimento em forma de sequência para os seus seguidores.

É preciso sincronizar muito bem os posts, fazendo com que o público não queira perder nenhuma parte desta “história”, como se estivessem acompanhando vários episódios de uma série.

 

Para estratégias multi-canal

Os Stories do Instagram são multifuncionais. As marcas devem aproveitar todos os recursos disponíveis ao invés de ficar somente com os anúncios básicos.

As opções dos Stories, quando bem aproveitadas, podem (e devem) combinar-se com ações estratégicas de marketing, por exemplo: oferecer uma promoção para atrair o seguidor para o site da marca ou programar uma ação para obter mais seguidores no perfil da empresa.

Entretanto, é preciso ter atenção em relação à recepção do público. Usar um teste A/B, por exemplo, pode ser uma excelente forma de entender melhor o que a sua audiência busca.

O recurso Stories do Instagram é uma opção a mais para que as marcas diversificarem os seus canais e estratégias de comunicação digital. As Stories podem ser interessantes sem que os vídeos passem por uma edição e acabamento elaborados, como noutras ações. O conteúdo produzido é simplificado e , por sua vez, não exige alto orçamento.

Já está a retirar proveito desta técnica? Se não está, comece-o a fazer já!