Como poderá um influenciador de marketing ajudar a sua empresa?




Marketing de influência é um termo que nunca esteve tão “na moda” como em 2018 … e a tendência é que comece a ser comum em pequenas empresas.

 

É mais frequentemente associado a blogues profissionais, mas tem vindo a crescer com o advento do Instagram para outro tipo de infuenciadores que não bloguers. O marketing de influência também é frequentemente considerado caro e algo que apenas grandes empresas podem empregar: quem pensar assim está engando – é uma forma de investimento!

 

O que é um influenciador?

 

Basicamente, um influenciador é alguém que pode influenciar as decisões de compra de outra pessoa. Na verdade, eu diria que somos todos influenciadores para alguém: já alguma vez recomendou um produto ou serviço a alguém e essa pessoa seguiu minuciosamente e comprou o que recomendou? Isso faz de si um influenciador!

 

Aos olhos do Marketing, um influenciador é geralmente alguém que tem uma grande (é sempre relativo) quantidade de seguidores em pelo menos uma plataforma (rede social), na qual estes podem promover um produto ou serviço e influenciar uma decisão de compra. Os influenciadores começaram como pessoas que simplesmente falavam/postavam sobre produtos e coisas com as quais sentiam simpatia e ligação … porém, mal os profissionais de marketing viram nestas pessoas uma janela de oportunidade, fizeram com que estes se tornassem autênticos embaixadores desses mesmo produtos com o intuito de influenciarem as suas redes de contactos e seguidores.

 

O que é o Marketing de Influenciadores?

 

O marketing de influência é a estratégia de conseguir que um influenciador promova seu produto ou serviço aos seus seguidores. Aqui podemos encontrar dois tipos de influenciadores: os “orgânicos” – gostam do produto e, naturalmente, partilham e influenciam os seus seguidores; por outro lado, há quem necessite de um incentivo financeiro para o fazer (é o mais recorrente) – neste caso, cada marca necessita de fazer uma pesquisa sobre quem mais lhe convem para ser “embaixador ou embaixatriz” da marca e acordar uma forma de pagamento com este (em géneros ou numerário).

O marketing de influência consiste em duas partes igualmente importantes: o marketing para o influenciador e o marketing de influência para seus seguidores.

 

 

Como encontrar seus melhores influenciadores

 

A maior dúvida dos clientes é como começar no marketing de influenciadores. Como se encontra o influenciador certo? Pesquisando! Deve fazer as seguintes perguntas:

Em que redes sócias/plataformas nos vamos concentrar?

  • Bloguers, Facebook, Instagram, Reddit, rádio, TV ou YouTube? (Influenciadores não são exclusivos nos social media, mesmo que isso seja o que mais ouvimos.)
  • Quais são algumas das contas/personalidades mais comuns que o seu cliente ideal segue em cada plataforma?
  • Essas personalidades encaixam-se com os valores e a visão da sua marca?
  • Faz sentido para eles falarem sobre o seu produto?
  • Eles já engajam com marketing de influência? Se sim, que tipo de formatos digitais mais usam? Estes adequam-se à imagem que a sua marca quer passar?

 

Depois de restringir sua lista de influenciadores, verifique os sites/redes sociais destes para avaliar se eles têm informações sobre como trabalhar com eles. Se eles estão a trabalhar com frequência neste tipo de promoção, provavelmente irá encontrar a maioria das informações que precisa nos seus sites ou redes sociais, exceção feita ao preço que terá de ser combinado depois.

 

Por fim, resta-lhe o contacto com os influenciadores: deve ser preciso e o mais completo possível – até poderá quase assumir a forma de pitch da marca, uma vez que estes influenciadores não têm “tempo a perder” e quanto mais souberem de inicio mais fácil será o processo (é uma negociação como outra qualquer).

 

Como conclusão, diria que estes influenciadores farão parte integrantes das estratégias de marketing das empresa de agora em diante, uma vez que são um canal privilegiado de comunicação segmentada para o publico-alvo que se pretende alcançar.