Apostar no SEO antes de SEM




O primeiro passo para posicionar bem o seu site é SEO (Search Engine Optimization) e é equivalente a lançar bases sólidas para suportar o crescimento da grande estrutura que será a sua página.
O posicionamento orgânico que o SEO representa pode (e deve, caso queira obter resultados de excelência) ser combinado com o SEM (Search Engine Marketing), que são as campanhas publicitárias através das plataformas do Google.

 

A qualidade é essencial

A primeira coisa que se deve fazer é gerar conteúdo de qualidade que realmente faça contribuições positivas e enriqueça quem nos visitar. Lembre-se de que o Google recompensa o SEO com base nesse tipo de conteúdo: este deve ser atraente e assim obter visitas por meios de, por exemplo, partilhas dos leitores que já gostaram dele.

As palavras-chave e os algoritmos do Google são uma parte vital do posicionamento de SEO. Por estes dois fatores serem voláteis devemos dar “tempo ao tempo”, isto é, não querer resultados imediatos porque o SEO demora e precisa de atenção naquilo que é o cuidado com os pequenos detalhes.

 

Complementaridade

Os especialistas em marketing online recomendam começar com SEO e, uma vez que alcançado o tráfego que se deseja para o seu site, se complemente o esforço com o pagamento de publicidade – SEM. Uma estratégia de marketing online inteligente e lucrativa alcança um posicionamento baseado em bom SEO, onde os utilizadores clicam em conteúdo orgânico e o reforçam com resultados patrocinados. O Google tem altos padrões de pesquisa, conhecidos como “nível de qualidade”, que aplicam tanto a SEO quanto a SEM. Neste caso, o uso correto da palavras-chave é essencial para garantir o sucesso.

 

Sustentabilidade  

A estratégia de SEO e SEM não é um jogo e é provável que precise da ajuda de especialistas para gerar bom conteúdo e trabalhar assim o posicionamento e monitorização: produzir bom conteúdo e posicionar bem, sob o ponto de vista de SEO, irá garantir visitas e, consequentemente, um melhor posição no ranking. A ideia final é que, quando se parar de fazer pagamentos de publicidade com o Google Adwords, o seu domínio permaneça visível e bem posicionado com o tráfego orgânico.

 

Relevância da Web

O Google impõe os seus critérios e altos padrões para posicionar as páginas. Por isso, é importante alcançar o que é conhecido como “relevância na web”, que é alcançada através de tráfego sustentado e contínuo e do alto número de visitas (quanto mais visitas mais relevante é uma página|/domínio). Se sua página é bem otimizada através de SEO, o SEM pode ajudar no posicionamento, pois quando se anuncia, recebe-se mais visitas e tudo funciona na perfeição: o tempo dessas visitas será maior e a taxa de rejeição será menor se o SEO tiver sido bem trabalhado e, ao mesmo tempo, se os anúncios (SEM) estiverem corretas e bem orientados.

 

As palavras-chave são vitais

Deixamos para o final o elemento essencial da sua estratégia de marketing digital: palavras-chave: tudo em SEO e SEM depende dessas palavras-chave e da escolha ideal das mesmas! Deve fazer, com ajuda de especialistas, um estudo preliminar de palavras-chave sobre a sua área de negócio e sobre o seu “peso” no ecossistema de pesquisa. Só depois disso, e com base numa análise efetiva dos resultados, deve planear a sua estratégia de conteúdo e de SEO. Este é, sem dúvida, o passo mais importante!