A importância da Humanização das Marcas e 5 Dicas para a Implementar




As pessoas têm a tendência de ver as marcas como algo distante, inalcançavel. Isto acontece porque a maior parte das empresas não tem a preocupação de transmitir aquilo que acontece dentro de portas. A verdade é que as pessoas gostam de sentir confiança com as marcas, e nada melhor que a proximidade para criar laços de confiança. Isto significa que se queres que a tua marca se destaque ao ponto de merecer a confiança das pessoas, vais ter de fazer algo diferente. Resumindo, terás de tornar a tua marca mais Humana.

Bem, nos próximos 5 capítulos vamos explicar como o fazer da melhor forma e, embora pareça algo difícil e até abstrato, é muito fácil e lógico.


  1. Coloca os teus colaboradores no centro do palco

Permitir que os consumidores vejam as pessoas por detrás da organização é uma forma poderosa de humanizar a marca. Se os consumidores estiverem a olhar apenas para o teu logotipo podem não identificar a tua marca como humana. Por isso, faz todo o sentido mostrares as pessoas que estão atrás daquele logo. Coloca no website e nas redes sociais algumas fotografias com boa qualidade. Nem sempre se justifica contratar um profissional de fotografia, hoje em dia há smartphones com ótima qualidade fotográfica, e através de uns tutoriais no youtube vais conseguir aperfeiçoar a tua técnica para obter bons resultados. Ver as pessoas “atrás da cortina vai ajudar o consumidor a associar uma cara ao nome da marca.


  1. Mostra o teu lado divertido

De acordo com as universidades de Oxford, Turku PET Centre e Aalto, o riso em contexto social provoca libertação de endorfina no cérebro e pode promover o estabelecimento de laços de ligação e simpatia. Logo, se o riso nos faz sentir bem e encoraja as relações entre pessoas, também deves começar a pensar em aplicar a mesma técnica no teu negócio. Não te achas um comediante de topo? Não há problema, podes sempre partilhar conteúdo já existente que seja popular e engraçado. Mesmo assim, é necessário analisares se esse conteúdo tem potencial para ser relevante ao teu público. Mostrar o lado mais cómico da empresa vai ajudar a audiência a perceber que a tua empresa não está somente focada em vender; por detrás dessa empresa estão humanos como eles, que conseguem pôr de lado a seriedade do negócio e simplesmente serem divertidos e engraçados.


  1. Partilha conteúdo gerado pelo cliente

A partilha de conteúdo gerado pelos consumidores ajuda a humanizar a marca de duas formas: primeiro, é empolgante e elogioso para o consumidor que vê a sua fotografia no website ou redes sociais da marca e, segundo, mostra aos restantes consumidores que a marca tem ótimas relações com os seus pares e que esses adoram o produto. Em vez de ter de confiar cegamente naquilo que a empresa diz ser, o consumidor pode ver as pessoas da vida real apaixonadas pelo teu produto ou serviço, o que vai promover a confiança na marca.

Vamos a um exemplo: o Airbnb aplica esta estratégia de forma exemplar ao partilhar conteúdo com os seus seguidores, das experiências fantásticas que os seus consumidores vivem. Outro bom exemplo é a Starbucks, o fenómeno que se criou nas redes sociais de volta dos produtos, fez a marca crescer exponencialmente. Há até pessoas que se dirigem às coffeshops com o principal intuito de criar um bom post para as redes sociais.

Não tens conteúdo gerado pelos teus consumidores? Podes sempre pedir-lhes diretamente das seguintes formas: (1) através de uma campanha de email marketing; (2) ao adicionares algo que incentive à partilha nas encomendas que envias aos clientes; (3) ao criares um post nas redes sociais a encorajar os consumidores a partilhar uma fotografia do produto ou experiência utilizando uma hashtag exclusiva à tua marca.

Resumindo, certifica-te que o teu produto ou serviço é apelativo ao ponto das pessoas quererem partilhá-lo nas suas redes sociais.

 


  1. Conta histórias reais, autênticas

Não tens de passar todo o tempo online a falar sobre o quão espetacular a tua empresa é; podes humanizá-la contando histórias reais. Ao partilhares histórias reais sobre falhas, dificuldades e lições que aprendeste, irás fazer com que o consumidor se identifique e simpatize com a marca. Estudos sugerem que a partilha de sentimentos de dor e superação têm muitas vezes consequências sociais positivas, promovendo solidariedade e aproximação.

Portanto, conta histórias com as quais as pessoas se possam identificar, em vez de apresentares sempre a empresa como perfeita. Podes até partilhar histórias de dificuldade dos teus consumidores que foram superadas com a ajuda direta ou indireta do teu produto ou serviço. Isto não só vai humanizar a marca como também pode aumentar significativamente as interações.

 


  1. Demonstra estima pelos teus clientes

Deixares que os teus clientes saibam que te preocupas com eles é uma das melhores formas de associares esta componente humana à marca. Por isso, deves demonstrar atenção aos melhores clientes enviando updates relevantes da empresa ou oferecendo descontos especiais com uma mensagem personalizada. Clientes que se sentem apreciados têm grandes probabilidades de se tornarem fãs da marca.

Nem todas as empresas se podem dar ao luxo de enviar algo que demonstre atenção a todos os seus clientes, mas fazê-lo apenas com aqueles que realmente são fieis pode fazer toda a diferença. Para os clientes recentes, podes simplesmente enviar uma mensagem de “obrigado” ou de “bem-vindo”. Demonstrar atenção para com os clientes não só vai humanizar a marca como vai, também, tornar o cliente num embaixador da mesma.

 

 

Prepara-te para teres clientes mais fiéis. Com estas dicas para humanizar a tua marca, os consumidores vão estar cada vez mais aptos para se conectarem e relacionarem a longo prazo.