Websites

Janeiro 21, 2020

5 Dicas para aumentar a velocidade de um website
A velocidade dos websites contribui para o aumento e diminuição da taxa de conversão e é fundamental possuir um website rápido.

O Google e outros mecanismos de pesquisa penalizam websites que carregam lentamente, e o mesmo acontece com os utilizadores, que deixam de visitar determinados websites.

Algumas ferramentas que o auxiliam para saber a velocidade de carregamento do seu website são Page Speed Insights, Pingdom, Think With Google Page Speed (para mobile) e GTmetrix. Retidas as ferramentas, passemos às dicas:

Dica 1: Evitar quantidade excessiva de carregamento de imagens e scripts
O primeiro indicador da velocidade de um website é o tamanho total do conjunto de imagens e scripts. Se o utilizador reduzir a quantidade de informações para carregar um website, ele será mais rápido, podendo, também, utilizar um formato diferente de imagem.

Dica 2: Imagens de última geração e imagens compressas
Usar imagens em WebP. O WebP é um formato de imagem desenvolvida pela Google e promete reduzir o tamanho das imagens em até 39%. Em alternativa, usar JPG2000 ou imagens compressas, uma vez que, há navegadores que não aceitam imagens em WebP, como o Safaria e versões mais antigas no Mozilla Firefox e IE.

Dica 3: Melhorar o carregamento do Javascript e CSS
Outra técnica é melhorar o JavaScript e CSS. Em vez de incluir o mesmo código em todas as páginas, mova as regras CSS ou pedaços de ficheiros JavaScript para um arquivo externo. Em suma, todo o css deverá ficar num único ficheiro, ser removido o css não usado e apenas ser chamado em cada página o estilo (css) dessa página (esta técnica é conhecido como in-line). À semelhança do css, o javascript deverá estar todo num único ficheiro. Ambos os ficheiros deverão estar com o código compresso. Para um melhor desempenho em mobile, quanto menos código em javascript, melhor. Pode, ainda, criar uma AMP, caso o website tenha muito tráfego ou esteja pronto para uma reformulação, de maneira a tornar a velocidade de carregamento mais rápida.

Dica 4: Alojamento e Hosting em CloudServers/VPS e Conteúdo em CDN
A velocidade de carregamento de um website, está na maioria das vezes ligada à capacidade da máquina. Assim, se colocar um website num CloudServer ou numa VPS, o desempenho é muito melhor em relação a um website que esteja armazenado num alojamento partilhado. Todo o conteúdo em imagens, ficheiros css e javascript, deverão estar numa CDN.

Dica 5: Conteúdo estático em HTML e sistema de cache
Qualquer clique num link, é enviado o pedido ao servidor, processa e devolve ao utilizador. Ora, este processo de forma repetida pode atrasar o desempenho. Assim, é recomendado que o todo o conteúdo estático esteja numa página HTML e alto sistema de cache, para que, sejam evitados ao máximo pedidos ao servidor.

Caso siga estas dicas conseguirá obter um website mais rápido e eficaz para o seu negócio, aumentando a taxa de conversão.